Ultrassonografia em Cães e Gatos – Entenda sua Importância.

Muita gente não sabe, mas exames de Ultrassonografia em Animais são bem comuns e a Clinica Veterinária Faro realiza esse tipo de procedimento. Saiba um pouco mais sobre o assunto no Texto abaixo.

Uma ultrassonografia é uma forma de imagens que nos permite olhar dentro do corpo do seu animal de estimação, sem cirurgia. É uma técnica completamente não invasiva. A máquina de ultrassom emite ondas sonoras no corpo do animal de estimação, registra os ecos e os ecos dessas ondas sonoras formam uma imagem do que está acontecendo dentro do corpo do seu animal. As ultrassonografias podem nos dar informações sobre órgãos no abdômen, tórax nos olhos e tendões, por exemplo. Porém, ainda os exames mais solicitados são as ultrassonografias abdominais e o ecocardiograma que é o ultrassom do coração. A ultrassonografia animal é utilizada há cerca de 10 anos. Muitas vezes é o exame de primeira escolha do clínico, já que nos dá uma visão geral de todos os órgãos internos do animal, além de ser um método não invasivo e totalmente seguro. Algumas recomendações devem ser seguidas para realização de um bom exame ultrassonográfico.

Por que seu Médico Veterinário ultrassonografia animal abdominal? - Perda de peso inexplicada - Dor abdominal - Falta de apetite (anorexia) - Presença de líquido livre dentro do abdômen (hemorragia interna, ascite) - Uma massa ou anormalidade encontrada durante um exame físico - Vômitos ou diarreia sem explicação - Problemas urogenitais - Exame de sangue ou radiografias anormais - Gestação O ultrassom permite-nos avaliar o tamanho e a textura dos órgãos de uma forma 3D (tridimensional). Um ultrassom pode mostrar anormalidades na superfície dos órgãos, bem como mudanças dentro deles. Essa informação pode ser valiosa para decidir: - Fazer uma cirurgia ou não - Fazer biópsias - Fazer exames de sangue mais específicos - Obter informações úteis de doenças específicas

Se você já fez um ultrassom em si mesmo, sabe como é simples. O transdutor é pressionado sobre o seu corpo e as imagens aparecem em um monitor. A única diferença para um animal é de que o pelo tem de ser cortado para o contato do transdutor diretamente na pele. Normalmente, todo o abdômen pode ser analisado e em média o exame dura até 30 minutos. Normalmente, não há necessidade de sedação, a menos que ocorreram biópsias ou citologia aspirativa.

Diagnósticos mais Comuns em Ultrassonografias

1. Massas no abdômen. Quando seu veterinário percebe uma anormalidade no abdômen, através da palpação abdominal ou radiografias, mostram uma possível massa (tumor). Uma ultrassonografia pode muitas vezes dizer quais os órgãos são afetados e se a cirurgia é a opção certa.

2. Bexiga e rins. O ultrassom nos ajuda a olhar para dentro da bexiga, rins, próstata ou útero. Se o seu animal de estimação está com problemas para urinar, infecções constantes ou exames de sangue mostram problemas renais ou infecção, cálculo (pedras) nos rins ou bexiga ou na vesícula biliar.

3. Glândulas adrenais. Você provavelmente já ouviu falar sobre a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo) em cães mais velhos e como isso pode ser frustrante para diagnosticar e tratar. O ultrassom permite-nos olhar para as pequenas glândulas suprarrenais, difíceis de ver em radiografias simples.

4. Pâncreas, vesícula biliar. Inflamações, aumento no tamanho, imagens de infecção próxima aos órgãos (peritonites focais) são difíceis de serem identificadas se não houver um exame de ultrassom de boa qualidade. A pancreatite, uma doença muito comum hoje em dia, é diagnosticada pela ultrassonografia.

Para mais informações sobre este serviço!

ligue e agende sua consulta (62) 3288-5031

Entre em Contato