Os carrapatos, principalmente o do tipo marrom, podem transmitir parasitoses no sangue dos cães, que podem levar a anemia profunda e até à morte dos animais.

Para evitar que pulgas e carrapatos se alojem no seu animal de estimação e na sua casa e também para eliminar esses visitantes nada bem-vindos, é importante seguir algumas dicas:
Como evitar e eliminar pulgas no seu pet e em sua casa

Pulgas:
São pequenos parasitas reconhecidos pela capacidade de saltar, se alimentam de sangue, têm coloração amarronzada,

formato oval e aparência achatada, com grande poder de locomoção, o que as torna muito rápidas.

Como evitar e eliminar as pulgas no pet?
A maioria dos animais são infestados em passeios, ao ter contato com cães infestados em praças, parques, portões de casa ou com gatos não protegidos que passeiam pela vizinhança.

Por isso, a melhor maneira de proteger seu pet durante o verão é evitar locais com grande circulação de cães e gatos.

Mas, para eliminar as pulgas, devem ser usados em seu pet produtos específicos para este fim,

com reforço a cada 30 dias. É importante lembrar que a única possibilidade de repelir o parasita antes de picar o animal é a coleira antipulga.

Informe-se com o seu veterinário de confiança. Abaixo estão alguns produtos adequados para eliminar as pulgas de seu Pet:

1) Xampus e sabonete antipulgas: podem ser usados para efeito imediato e higiene. Deve-se sempre usar algum produto complementar de maior tempo de duração.
2) Comprimidos e tabletes via oral: duram de quatro a 12 semanas, dependendo do produto. Matam exclusivamente pela picada e ingestão da medicação.
3) Sprays antipulgas: devem ser espalhados sobre a pele do animal e matam o parasita por contato ou picada. A maioria tem a duração de 30 dias.
4) Coleiras antipulgas: algumas têm a presença de medicamentos, outras de inseticidas. Também mata por contato ou picada.

Como evitar e eliminar as pulgas dentro de casa?
O melhor controle é proteger o animal, assim ele não levará pulgas para dentro de casa.

Mas desinfetar o ambiente também traz resultados, pois apenas 5% das pulgas ficam nos animais e 95%, no ambiente.

O proprietário pode optar por alguns produtos disponíveis no mercado, geralmente em spray, que são inseticidas e têm grande segurança para o animal, mas não são muito eficazes.

Já o controle feito por empresas é mais efetivo, porém, normalmente exige a ausência do animal por alguns dias.

Mas algumas atitudes simples podem ajudar: não acumular lixo ou resíduos orgânicos e usar aspirador de pó, pois ovos de pulga são bastante leves.

Responda